Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
10 agosto 2020, 07:40
Partilhar

Marcelo no funeral do piloto que morreu no fogo Gerês

Marcelo no funeral do piloto que morreu no fogo Gerês
EPA
Agência Lusa
10 agosto 2020, 07:40
Presidente confirma presença as cerimónias fúnebres do portuguès que pilotavao avião que se despenhou durante o cobate às chamas.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou hoje que vai estar presente no funeral do piloto do avião de combate a fogos que se despenhou no sábado na Galiza.

"Tenho transmitido nos funerais das vítimas aos seus familiares aquilo que está no coração do povo português e farei o mesmo relativamente à vítima que está a ter transladada de Vigo para Leiria, não os esquecemos", afirmou o Presidente da República.

À margem de uma visita à cidade de Silves, no Algarve, o chefe de Estado destacou o "esforço muito grande" dos operacionais para enfrentarem fogos "em condições difíceis" e com "ignições simultâneas por todo o continente, dificultando a concentração de meios".

Esse esforço tem-se refletido na "ausência de vítimas" nas populações e de danos nas povoações, "mesmo quando o fogo anda muito próximo", destacou.

No entanto, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou o elevado número de operacionais que foram "vítimas mortais e outros que tiveram ferimentos mais ou menos graves" a quem devida uma homenagem.

Com a época de combate a fogos a não ter "ainda chegado a meio", o Presidente da República alertou para o facto de "poder haver" fogos florestais "até ao final de outubro", sendo que os meses que passaram "representam menos de metade dos que ainda faltam", sendo, por isso, "sensata" toda a precaução.