Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
12 agosto 2021, 12:55
Partilhar

Há chuva de estrelas esta noite em Portugal

Há chuva de estrelas esta noite em Portugal
Redação / Agência Lusa
12 agosto 2021, 12:55
Esta chuva de estrelas será a partir das 21h30, com 110 meteoros por hora.

A chuva de meteoros das Perseidas, uma das mais populares do ano, terá o seu pico esta quinta-feira, com uma previsão de 110 meteoros por hora.

O pico do espetáculo anual dado pelas conhecidas Perseidas está marcado para entre as 20h00 e as 23h00.

Em Portugal a melhor ocasião para observar, a olho nu, esta chuva de estrelas será a partir das 21h30, diz o Observatório Astronómico de Lisboa, altura em que até 110 meteoros por hora poderão “rasgar os céus”.

"Antes dessa hora, além do céu estar ainda claro, o radiante está ainda abaixo do horizonte no lado norte do céu. Com a rotação da Terra, o radiante vai-se elevando no céu. Após as 21h30, com o radiante baixo no horizonte, a maior parte da atividade é bloqueada pelo horizonte, mas os poucos meteoros que aparecem neste início da noite são especiais, pois percorrem uma grande distância no céu, durando mais tempo. À medida que a noite avança, o radiante continua-se a elevar no céu, e os rastos dos meteoros vão sendo cada vez mais curtos, durando apenas alguns décimos de segundo por volta da meia-noite. No final da noite, antes da aurora, o radiante está ainda mais alto no céu escuro, sendo os meteoros mais visíveis mas durando menos tempo", segundo o site do Observatório Astronómico de Lisboa.

Esta é mesmo uma das chuvas de estrelas mais intensas do ano, com a possibilidade de chegar à centena e meia de meteoros por hora no período de maior atividade.

 O Observatório Astronómico de Lisboa dá ainda alguns conselhos para quem queira observar este momento da melhor forma. "Aconselhamos a ir para o campo, fora das luzes das cidades, com um horizonte desimpedido. Se o céu se apresentar límpido teremos uma maravilhosa visão do céu. Ver-se-á Júpiter na constelação de Aquário, Saturno a seu lado na constelação de Capricórnio, e as maravilhosas constelações de Verão já aparecerão em todo seu esplendor."