Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
16 maio 2022, 12:56
Partilhar

Militar ucraniano canta música vencedora da Eurovisão ao som de explosões em Mariupol

Militar ucraniano canta música vencedora da Eurovisão ao som de explosões em Mariupol
Twitter
Redação
16 maio 2022, 12:56
O vídeo foi publicado pela agência Nexta. O militar canta 'Stefania', dos ucranianos Kalush Orchestra, ao som dos bombardeamentos.

'Stefania', a canção que deu a vitória aos ucranianos Kalush Orchestra na Eurovisão 2022, é agora um símbolo da resistência da Ucrânia perante a agressão russa. 

Ontem a agência NEXTA publicou um vídeo onde podemos ver um militar a cantar a canção a partir do complexo de Azovstal -  o centro da resistência ucraniana na cidade portuária de Mariupol. 

"Parabéns aos Kalush Orchestra pela vitória na Eurovisão, a partir do coração de Mariupol. Obrigado pelo vosso apoio", escreveu o militar nas redes sociais.


No fim da atuação da Ucrânia na final Eurovisão, que teve lugar no sábado, o vocalista dos Kalush Orchestra pediu ajuda para Mariupol e para o complexo de Azovstal que está cercado pelas tropas russas. 

Depois da vitória na competição europeia a banda publicou um vídeo para ilustrar 'Stefania' com imagens da guerra.

A canção foi escrita a pensar na mãe de Oleg Psiuk, o líder da banda. É o que  explica o texto que acompanha o vídeo. "Embora não haja uma só palavra sobre a guerra na canção, muitas pessoas começaram a associá-la com a mãe Ucrânia. Além disso, a sociedade começou a chamar-lhe um hino da nossa guerra", acrescenta o mesmo texto, que conclui: "se 'Stefania' é o hino da nossa guerra, quero que se converta agora no da nossa vitória".