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Gonçalo Palma
15 julho 2022, 23:28
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Marés Vivas: a glória eterna dos James

Marés Vivas: a glória eterna dos James
Paulo Bico
Gonçalo Palma
15 julho 2022, 23:28
'Sound', 'Sit Down', 'Sometimes' ou 'Tomorrow' rechearam mais uma atuação triunfal da banda no Marés Vivas.

Este concerto dos James no Marés Vivas diante de 50 mil pessoas comprova uma jovialidade imaculada, com temas antigos que não param de se metamorfosear e que se recusam a envelhecer, sempre com novos tratamentos; uma banda que permanece intensa como se estivesse ainda a viver os verdes anos; e uma voz como a de Tim Booth que continua a ter uma qualidade poética.  

A banda tem um número de músicos em palco difíceis de contar e um reportório de quatro décadas que lhe permite um naipe de canções que é um seguro para uma atuação triunfal.

Nas primeiras músicas, os James investiram em temas do álbum de 1992, "Seven", dos tempos em que Tim Booth tinha uma placa capilar encaracolada, como 'Sound' ou o tema-título Seven. 'How Was It For You?' foi despido aos trajes leves da acusticidade, durante a qual Tim Booth começa a fazer uma coisa de que gosta: empoleirar-se nos braços do público com a sua figura franzina. Para cantar com solenidade 'Interrogation', Tim Booth disse que já sabia os números de telefone dos espectadores - ou a sua forma cordial de pedir para que baixassem os telemóveis na sua direção. 

Na viagem pela sua longa história, tocam 'God Only Knows', quando o rock testemunhava a era das raves. Em 'Stutter'', o fundador Jim Glennie reparte as atenções com Tim Booth, com a sua linha de baixo predominante. A marcha lenta de 'Out to Get You' tornou-se um galope no violino de Saul Davies, que, no momento de apoteose final, testou a resistência das cordas do instrumento até ao limite. Na canção 'Zero', Tim Booth volta a fazer do megafone o seu brinquedo preferido. 

Para que não sobrassem dúvidas que este se tornasse mais um concerto glorioso dos James em Portugal, a banda fez uma sequência de músicas históricas na reta final: 'Sit Down', 'Sometimes', 'Tomorrow' ou 'Come Home'. Um pouco antes, em 'Getting Away with It', Tim Booth aproveitou as Marés Vivas para surfar na multidão, sem nunca desafinar, na companhia da cantora e percussionista Deborah Knox-Hewson.  

Foi mais de uma hora de concerto, mas os James pareciam ter fôlego para outra hora com a fasquia bem alta.