Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
29 abril 2024, 15:17
Partilhar

Escritor escocês C. J. Sansom, autor da série Shardlake, morre aos 71 anos

Escritor escocês C. J. Sansom, autor da série Shardlake, morre aos 71 anos
Fergus Greer
Redação
29 abril 2024, 15:17
O escritor foi diagnosticado com um cancro raro e incurável em 2012.

Morreu o escritor C. J. Sansom, aos 71 anos. A informação foi anunciada esta segunda-feira pela sua editora Pan Macmillan. Autor de uma obra aplaudida pela crítica e pelo público, C. J. Sansom estreou-se na ficção há 21 anos com Dissolução, o primeiro volume da série Shardlake. Agora adaptado a televisão, Dissolução – Um Mistério Shardlake irá estrear mundialmente no Disney + a 1 de maio, data em que em que a nova edição do bestseller irá chegar às livrarias portuguesas. Ao longo dos anos, C. J. Sansom publicou mais seis romances protagonizados pelo famoso advogado Matthew Shardlake, e dois romances históricos independentes, Winter in Madrid e Dominion, que também se tornaram grandes bestsellers.

C. J. Sansom formou-se pela Universidade de Birmingham. Doutorou-se em História e exerceu advocacia, entre outras ocupações, antes de se dedicar à escrita a tempo inteiro. 

Nas palavras da sua editora Maria Rejt, da Pan Macmillan, “Uma pessoa intensamente reservada, Chris desejou desde o início apenas ser publicado discretamente e sem alarido. Mas as respostas entusiásticas do público aos seus romances deram-lhe sempre um prazer imenso, pelo que trabalhou incansavelmente em cada livro de modo a não dececionar um único leitor. O escritor estava a trabalhar num novo romance de Shardlake, Ratcliff, mas o agravamento do seu estado de saúde tornou o progresso dolorosamente lento (…). Sentirei muito a falta dele, não apenas como um escritor maravilhosamente talentoso que deu alegria a milhões, mas como um querido amigo de enorme compaixão e integridade.”

Antony Topping, o agente do escritor, acrescentou: “É uma coincidência extraordinariamente estranha que Chris tenha morrido apenas alguns dias antes de uma nova geração de fãs conhecer Matthew Shardlake, Barak e Guy e companhia, através da adaptação televisiva, pela Disney +, de Dissolução – Um Mistério Shardlake, que será lançada esta quarta-feira. Este também é um momento pelo qual os fãs consagrados de C. J. Sansom esperam há muito tempo. Chris estava muito orgulhoso de todo o trabalho e determinação necessários para trazer os romances para os ecrãs de televisão, o que espero que traga um público totalmente novo para os livros e que talvez inspire alguns fãs antigos a regressar aos seus romances favoritos de C. J. Sansom. Até sempre, Chris. Foi um privilégio conhecer-te.”

Sobre «Dissolução – Um Mistério Shardlake»

Dissolução – Um Mistério Shardlake, de C. J. Sansom, é um policial histórico na tradição de O Nome da Rosa, de Humberto Eco. Excitante e elegantemente escrito, Dissolução é uma obra brilhante e um retrato arrebatador da tumultuosa época dos Tudor.

No Inverno de 1537, a Inglaterra encontra-se dividida entre os que são fiéis à Igreja Católica e aqueles que são leais ao rei e à nova Igreja inglesa. Thomas Cromwell, o temido vigário-geral de Henrique VIII, autoproclamado Chefe Supremo da Igreja, lança uma campanha contra os velhos costumes, com novas e selvagens leis, julgamentos arbitrários e uma vasta rede de informadores.

Ana Bolena foi decapitada e os mosteiros estão a ser extintos – os seus tesouros pilhados e as suas terras alvo da ganância dos cortesãos e da nobreza rural. Mas embora tenha abafado uma revolta popular, Thomas Cromwell receia que novas insurreições destruam o reino. Quando um dos seus comissários é assassinado num mosteiro em Scarnsea, na costa sul de Inglaterra, Cromwell convoca Matthew Shardlake, um advogado conhecido como “o corcunda mais perspicaz dos tribunais de Inglaterra”, para liderar a investigação.

Quando Shardlake e o seu jovem assistente Mark Poer chegam a Scarnsea, deparam-se com provas de conduta sexual imprópria, desvio de fundos e traição. Mas aquilo que ele descobre vai obrigá-lo a questionar tudo em que acredita…

Com tradução de Luís Rodrigues dos Santos, Dissolução - Um mistério Shardlake foi publicado originalmente em 2005 e vai chegar às livrarias a 1 de maio numa nova edição da ASA, com 464 páginas.