Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
04 maio 2024, 12:52
Partilhar

Incêndio encerra vários serviços no Hospital de Ponta Delgada

Incêndio encerra vários serviços no Hospital de Ponta Delgada
Hospital Ponta DelgadaLusa/Eduardo Costa
Redação / Agência Lusa
04 maio 2024, 12:52
O fogo está circunscrito e não há registo de feridos.

Um incêndio deflagrou esta manhã no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, nos Açores, "numa área técnica", obrigando ao encerramento de vários serviços mas sem causar vítimas.

"Não há vítimas. De momento não há ninguém que corra qualquer perigo de vida", disse a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, em declarações aos jornalistas.

A reponsável adianta que "a preocupação é garantir a segurança de todos os doentes" e "da população da ilha de São Miguel, cujo número está este fim de semana muito acima daquilo que é o habitual", devido às festas do Santo Cristo.

Numa conferência de imprensa, esta tarde, a secretária regional disse ainda que já foram transferidos os doentes que "estavam internados na unidade de cuidados intensivos neonatais e também nos adultos" e já foram "sinalizados doentes dos cuidados intermédios e dos cuidados paliativos para uma reposta mais diferenciada".

O incêndio, que deflagrou às 9h20 (hora local), colocou em causa "o fornecimento de energia ao Hospital", tendo o fumo propagado em diversas áreas do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), na ilha de São Miguel.

Por razões de segurança, o HDES encerrou o serviço de urgência, o bloco operatório e o bloco de partos, pedindo aos utentes em situação de urgência que se dirijam ao Hospital CUF Açores.

Entretanto, fonte hospitalar avançou à agência Lusa que incêndio foi considerado circunscrito pelas 14h50 locais (15h50 em Lisboa).

(atualizado às 16h17)