Ouça a M80, faça o download da App.
Gonçalo Teles
17 maio 2024, 12:47
Partilhar

Pesquisar Minecraft no Google dá direito a esmurrar os resultados para ir explorar o campo e cavernas

Pesquisar Minecraft no Google dá direito a esmurrar os resultados para ir explorar o campo e cavernas
Google
Gonçalo Teles
17 maio 2024, 12:47
Para assinalar os 15 anos do lançamento da primeira versão do jogo, a Google transformou os resultados de pesquisa numa página interativa em que o mundo de Minecraft é replicado: começa-se com as mãos vazias, mas com uma picareta é tudo mais fácil.

Foi há precisamente 15 anos que chegou ao mundo um jogo então chamado "Cave Game". A história levou a que o conheçamos hoje como Minecraft, o jogo mais vendido de sempre, com 300 milhões de cópias vendidas, e por isso a Google está hoje a homenageá-lo.

A premissa é simples: pesquisar "Minecraft" no Google e esperar para ver o que acontece. E o que acontece é que surge um pequeno bloco de relva igual aos do jogo na página de pesquisas. A partir daí é só carregar nele e ver o braço de Steve, o personagem principal do jogo, surgir no canto inferior direito.

O cursor do rato transforma-se na cruz que serve de "mira" no jogo e, a partir daí é possível "partir", bloco a bloco, a página de resultados do Google. À medida que Steve parte o ecrã - à mão, como quando se começa um novo mundo de Minecraft -, vão surgindo imagens do mundo como se do jogo se tratasse.

A partir daí, é só jogar: quanto mais para baixo se vai na página de resultados, mais "fundo" se chega no mundo de Minecraft - isto se os utilizadores forem partindo os blocos de pesquisa -, até se atingir a camada de rocha base.

Além de tudo isto, e tal como no jogo, é possível construir ferramentas e fazê-las evoluir: começa-se com apenas as mãos do personagem, constrói-se uma picareta e vai-se evoluindo de uma de madeira para uma de pedra e daí para uma de ferro. Quanto melhor for a ferramenta, mais depressa se partem os blocos.