Ouça a M80, faça o download da App.
Redação / Agência Lusa
21 outubro 2017, 15:06
Partilhar

Incêndios: Governo aprova apoios superiores a 300 milhões de euros

Incêndios: Governo aprova apoios superiores a 300 milhões de euros
Redação / Agência Lusa
21 outubro 2017, 15:06
Em causa estão apoios à recuperação das habitações, empresas e ao setor agrícola e florestal.

O Governo vai disponibilizar uma verba total "entre 300 e 400 milhões de euros" para a recuperação das habitações, empresas e para apoiar o emprego e setor agrícola e florestal.

O anúncio foi feito este sábado numa conferência de imprensa com o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o ministro da Agricultura, no âmbito da reunião extraordinária de hoje do Conselho de Ministros.

O encontro decorre desde a manhã deste sábado e tem como objetivo aprovar medidas de prevenção e combate aos incêndios florestais, bem como para reparação dos prejuízos resultantes dos fogos ocorridos no domingo e segunda-feira.

Para a a reconstrução de habitações, o governo destina 30 milhões de euros. O ministro do Planeamento anunciou hoje que estão em causa mais de 500 habitações destruídas.

O executivo disponibiliza ainda 100 milhões de euros para a reparação de 300 empresas, além de uma linha de crédito de 100 milhões de euros para tesouraria das empresas.

Para a recuperação do investimento nestas regiões, o governo quer construir um sistema de incentivos com 50 milhões de euros de fundos comunitários.

O Conselho de Ministros aprovou ainda uma medida de apoio à empresas para que sejam garantidos os salários, no valor de 13 milhões de euros.

No setor agrícola e florestal, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou hoje uma verba até 35 milhões de euros, sobretudo para apoiar a alimentação dos animais e o depósito e a comercialização da madeira ardida.

Na área florestal, vão ser ainda criadas duas linhas de crédito, uma de cinco milhões de euros para a instalação de parques para depósito da madeira ardida e outra de três milhões de euros para a comercialização da madeira ardida a preços considerados razoáveis.