Ouça a M80, faça o download da App.
Agência Lusa
19 julho 2019, 14:37
Partilhar

Ministro do Ambiente diz acreditar em acordo para evitar greve de motoristas

Ministro do Ambiente diz acreditar em acordo para evitar greve de motoristas
LUSA
Agência Lusa
19 julho 2019, 14:37
Os motoristas têm a greve marcada para começar em 12 de agosto.

O ministro do Ambiente e da Transição Energética disse hoje acreditar que patrões e sindicatos vão continuar a negociar e chegar a um acordo para evitar a greve de motoristas marcada para começar em 12 de agosto.

"Aquilo que eu quero acreditar é que patrões e sindicatos, até ao dia 12 [de agosto], falta tempo, vão continuar a sentar-se à mesa - o Governo está muito empenhado em que isso aconteça -, para se chegar a um acordo e a uma solução em que todas as partes fiquem bem e que não venha a haver greve", disse o ministro João Pedro Matos Fernandes, aos jornalistas, no concelho de Beja.

Ainda assim, o Ministério do Ambiente e da Transição Energética, que tem a tutela da energia, por se tratar de uma situação de greve que pode perturbar a vida normal das pessoas, "concentrou-se em preparar" um plano de emergência para "o facto de a greve vir a existir", pondo em causa o abastecimento de combustíveis, explicou o governante.

Segundo Matos Fernandes, o ministério, como era sua "obrigação fazer", dentro das suas responsabilidades, preparou "um plano muito robusto", que "nunca tinha sido preparado" e "vai muito além da rede de postos", já que "tem todo um sistema logístico por trás de abastecimento de postos".

O ministro disse não ter "mais nada a acrescentar" relativamente ao que tinha dito na quinta-feira sobre o plano, mas frisou que não anunciou nenhum plano de emergência para o caso de a greve se realizar.

"Não anunciei nunca um plano de emergência, perguntaram-me se havia, não tenho por hábito omitir as coisas que faço", afirmou, frisando: "Mal fora que o Governo não tenha um plano de emergência para situações como esta".

"De facto, o Governo construiu esse plano de emergência. Tem vontade de o pôr em prática? Não. Vamos acreditar que vai haver um acordo", rematou o ministro.

João Pedro Matos Fernandes falava aos jornalistas após ter inaugurado duas novas estações de tratamento, uma de águas residuais e outra de água, para servir o concelho de Beja.

Os sindicatos representativos dos motoristas de combustíveis não chegaram a acordo com a Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e entregaram um pré-aviso de greve, com início em 12 de agosto, após uma reunião de quase cinco horas, sob a mediação do Ministério do Trabalho.

O pré-aviso de greve do Sindicato Independente de Motoristas de Mercadorias (SIMM) e do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) propõe serviços mínimos de 25% em todo o território nacional.

Na greve de três dias dos motoristas de combustíveis realizada no passado mês de abril, cuja elevada adesão surpreendeu todos e deixou sem combustível grande parte dos postos de abastecimento do país, os serviços mínimos foram de 40% apenas em Lisboa e Porto.