Ouça a M80, faça o download da App.
Redação
05 julho 2024, 16:33
Partilhar

A música chega amanhã ao Matosinhos em Jazz

A música chega amanhã ao Matosinhos em Jazz
Trio Chromosome: Flávio Cruz trio Nout Trio: Sylvain Gripoix Ego Ella May, Eduardo Cardinho e Moses Boyd: DR Cortesia Matosinhos em Jazz
Redação
05 julho 2024, 16:33
O festival de jazz decorre ao longo do mês de julho no Coreto do Jardim Basílio Teles, em Matosinhos. A entrada é gratuita e também há uma exposição.

Neste sábado, 6 de julho, Matosinhos recebe o primeiro nome que vai atuar no Matosinhos em Jazz  - evento, com entrada gratuita, que vai decorrer ao longo do mês de julho no Coreto do Jardim Basílio Teles, em Matosinhos. 

O baterista Mário Costa, que recentemente foi reconhecido com um Prémio Play para Melhor Álbum Jazz com o disco "Chromosome", será o primeiro músico a pisar o palco do festival. O músico português, que vai estar acompanhado pelos músicos Benoît Delbecq e Bruno Chevillon, vai aproveitar a ocasião para apresentar, precisamente, o álbum com o qual foi galardoado nos Prémios da Música Portuguesa.

No cartaz do festival de Matosinhos estão ainda os nomes de Nout Trio, Moses Boyd, Jasmine Myra, Ego Ella May, Eduardo Cardinho, a Orquestra Jazz de Matosinhos e Nick Marchione e, para terminar, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e DJ Switch.  

Como nos disse Fernando Rocha, vereador da Câmara de Matosinhos, o Matosinhos em Jazz foi pensando para "envolver várias gerações" e é sustentado nas diversas vertentes que compõem o mundo do jazz. 

Além de colocar o foco na música, o Matosinhos em Jazz também oferece ao público a oportunidade de visitar uma exposição no Jardim Basílio Teles, cujo conceito é a reinterpretação de capas icónicas do jazz, pelo olhar de vários artistas, como é o caso de Dino D'Santiago, Cláudia Guerreiro (dos Linda Martini), Mariana A Miserável, Raquel Belli e Francisco Fonseca. "São artistas de várias frentes, desde personalidades muito ligadas à música, como é o caso do Dino D’Santiago e da Cláudia Guerreiro, passando pelo enorme Francisco Fonseca e com a Mariana A Miserável e a Raquel Belli". 

Fernando Rocha adianta que o conceito do festival baseia-se em dois olhares: "olhar para o jazz e olhar para o que está ao seu redor, seja na estética musical seja nas próprias características da imagem".  "A programação foi pensada para apresentar vários projetos que de alguma forma estão a impactar o panorama nacional e internacional de jazz", completou o vereador de Matosinhos.  

FESTIVAL MATOSINHOS EM JAZZ 2024 - PROGRAMAÇÃO E HORÁRIOS

6 JULHO 2024, 18h00 - MÁRIO COSTA "CHROMOSOME"
7 JULHO 2024, 18h00 - NOUT TRIO
13 JULHO 2024, 18h00 - MOSES BOYD
14 JULHO 2024, 18h00 - JASMINE MYRA
20 JULHO 2024, 18h00 - EGO ELLA MAY
21 JULHO 2024, 18h00 - EDUARDO CARDINHO
25 JULHO 2024, 22h00 - ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS & NICK MARCHIONE
26 JULHO 2024, 22h00 - ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA & DJ SWITCH